Obras

Obras de Francisco Viana

 

Fragmentos do Éden
Ano 2002
Editora Alegro

Sinopse:

Ler a história de Affonso Costa Marques é aprender um pouco mais sobre a história de uma geração de brasileiros, que sonhou com um ideal político desmanchado pela própria realidade dos fatos. A desilusão política culminada pela morte de Lamarca leva a personagem a tentar encontrar um novo sentido para sua vida, falando de amores, sedução, exílio e desilusão. Com uma narrativa que parte da realidade para o sonho, os fatos históricos aparecem como complementos dos delírios e desejos das personagens, dando um novo sentido ao texto. Ambientado na Bahia, esse romance segue a tradição naturalista francesa e se insere no contexto regionalista da literatura nacional.

pag interna - frag do eden

 

 

Argentina Civilização e Barbárie
Ano 1990
Editora Atual

Sinopse: A história argentina vista da Casa Rosada.

pag interna - argentina

 

 

Jacqueline Kennedy Biografia
Ano 1999
Editora Três

Sinopse:

Uma infância debruçada sobre cavalos, literatura européia e o cultivo do hábito de escrever e pintar foi decisiva para a formação de um estilo que, somado ao carisma natural, criaria um dos maiores mitos do século 20. Jacqueline Lee Bouvier montou pela primeira vez num cavalo com um ano de idade. Aos seis, já dominava totalmente um garanhão. O mesmo não pode ser dito de seu casamento com John Fitzgerald Kennedy, um mulherengo convicto. Tanto quanto Black Jack, pai de Jackie, com quem ela já havia aprendido que os homens tinham uma “propensão inata para a infidelidade”. Nem por isso, deixou de se apaixonar por eles e, à sua maneira, controlava-os.

A história de Jacqueline Kennedy inaugura a série Gente do Século, uma coleção de biografias com algumas das personalidades mais polêmicas e instigantes do Brasil e do mundo. Os livros, com fotos que marcaram a vida dessas pessoas, foram especialmente produzidos por Gente. A imagem fotográfica de Jackie era sempre a de uma mulher altiva, segura e independente, que parecia nunca ter dado um passo em falso. Os detalhes da biografia escrita pelo jornalista Francisco Viana confirmam as aparências.

Apesar do berço de ouro e de uma educação formatada para a carreira de dona de casa, Jacqueline investiu na originalidade. Tornou-se repórter de

jornal e acabou seduzindo o então senador John Kennedy durante uma entrevista. Com o marido eleito para a Presidência dos EUA, em 1960, inaugurou a mística da primeira-dama jovem e moderna, quebrando protocolos, cultivando amizades com artistas e intelectuais como Truman Capote, Andy Warhol e Tennessee Williams e transformando a Casa Branca numa espécie de Palácio de Versalhes americano.

Cinco anos depois da morte de Kennedy, voltou a surpreender. Desafiou a opinião pública de seu país decidindo casar-se novamente com o milionário grego Aristóteles Onassis, “traindo a imagem que os americanos faziam dela”, segundo o jornal The New York Post. Para garantir seu modo de vida, exigiu um contrato nupcial de 168 cláusulas que lhe davam garantias financeiras de US$ 3 milhões e o direito de viajar sem ter de dar satisfações ao marido.

Sem trair seu espírito independente, Jackie nunca renegou a importância dos homens em sua vida. Casou-se três vezes, foi dona de casa e mãe exemplar – que preservou Caroline e John Jr. dos holofotes – e morreu como Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis, sem incorporar o nome de seu terceiro marido, o financista Maurice Tempelsman.
História notável de uma mulher inesquecível

pag interna - jacqueline

 

De Cara Com a Mídia
Ano 2001
Editora Negócio

Sinopse:

A credibilidade é que sustenta os negócios e amplia os mercados. Não importa se na nova ou na economia tradicional: os consumidores precisam acreditar na empresa para escolhê-la. Estas mudanças estão exigindo novos posicionamentos das empresas no quesito comunicação. Escrita por Francisco Viana, um dos maiores especialistas em comunicação empresarial do Brasil, o livro aborda a nova problemática do relacionamento entre empresas, mídia, sociedade e poder público. Indispensável para todos os profissionais envolvidos na comunicação corporativa e estudantes da área.

pag interna - midia 

 

Comunicação Empresarial de A a Z
Ano 2004
Editora Cla

Sinopse:

‘Comunicação Empresarial de A a Z’ discute o papel do assessor de imprensa e, além disso, aborda com os vínculos indissolúveis da assessoria com a política de comunicação das empresas neste momento da transição brasileira para a democracia. Está estruturado em forma de crônicas, ao todo 65, escritas nos últimos três anos a partir das experiências práticas do autor.

pag interna - comunicacaoaz

 

 

JK – a Saga de um Herói Brasileiro
Ano 2006
Editora Companhia Nacional

Sinopse:

O escritor Francisco Viana narra a trajetória do médico e político Juscelino Kubitschek, desde sua infância pobre em Diamantina até a sua transformação em maior estadista brasileiro e mito nacional. A biografia é rica em depoimentos e reconstruções de personagens fundamentais da vida política do país.

pag interna - jk

 

 

Hermes A Divina Arte da Comunicação
Ano 2006
Editora Cla

Sinopse:

O livro mostra que, da Antiguidade à Internet, comunicar é sempre um desafio. Discute a história, a arte e a técnica da comunicação, recorrendo ao passado e a personagens como Homero, Alexandre, o Grande, Júlio César, Aníbal, Aristóteles e outros, para trazer à luz um variado leque de temas de intensa atualidade: a construção das reputações; a comunicação pública; os limites do marketing político; denúncias; a arte do diálogo.

pag interna - hermes

 

 

Marx e o Labiritnto da Utopia
Ano 2011
Editora

Sinopse:

Karl Marx superou a utopia socialista e comunista do século XX ou criou uma nova utopia? Karl Max faleceu no dia 14 de março de 1883, aos 65 anos. Nesse tempo de vida, exerceu notável influência na história intelectual da humanidade, seja devido ao papel de sua obra na URSS, entre 1917 e 1991, seja pela sua importância na China de hoje em dia, a segunda maior economia do planeta. As projeções de suas ideias tornaram-se presentes os tratados de Antropologia, Ciências Política, Filosofia, Metodologia da Ciência, Sociologia. Não obstante isso tudo, a morte de seu legado foi anunciada inúmeras vezes, nos principais jornais do mundo. Em vão.

Este livro de Francisco Viana revigora Marx por caminhos originais, seja no Brasil, seja no exterior. Ele revisita Marx de maneira surpreendente, imaginativa, fecunda. A utopia surge não como mera fabulação fantástica do passado ou do futuro, mas como necessidade concreta da humanidade, como desejo transformador, como resgate do sonho, como a imperiosa busca por uma sociedade mmais livre e justa, que ainda não existe, mas que precisa existir. – Eurico Lima de Figueiredo

pag interna - marx

 

 

Novembro de 1935: meio século depois
Ano 1985
Editora Vozes

Sinopse:

“Novembro de 1935: Meio século depois” não se constitui em obra acabada sobre a Aliança Nacional Libertadora e a insurreição. Apresenta-se como tentativa de contribuição ao projeto de compreensão e expicação dos acontecimentos decisivos para a incipiente democracia brasileira na década de 1930. Imune aos preconceitos que têm contaminado a historiografia oficial, no tratamento do tema, os estudos que vão ser lidos partem do pressuposto de que a verdade impõe-se como condição indispensável para a construção de uma consciência nacional crítica e positiva.  

 pag interna - 1935

 

 

Prestes: Lutas e Auto-Críticas
Ano 1982
Editora Vozes

Sinopse:

Edição comemorativa no centenário de nascimento de Luiz Carlos Prestes, “Prestes: Lutas e Auto-Críticas” conta a história de Luiz Carlos Prestes, militar e político comunista brasileiro. Com uma linguagem coloquial, o livro perpassa pelas passagens polêmicas de sua vida, contendo informações biográficas de caráter inédito.

 pag interna - prestes

 

 

Reputação: A imagem para além da imagem
Ano 1993
Editora

Sinopse:

No espelho você apenas uma imagem ou atrás dela também se revela sua reputação? Francisco Viana realiza o primeiro ensaio sobre reputação empresarial no Brasil. Um conceito-chave na administração moderna de empresas globais e de atuação local.

“O mais comum é cultuar as aparências, fechar os olhos para a reputação quando algo de valor, o lucro em especial, está em jogo”.

  

Brasília: a capital do século XXI
Ano 2002
Editora Três

Sinopse:

pag interna - brasilia

 

Biografias de Grandes Empresários
Ano 1998
Editora Três

Sinopse:

pag interna - biografias 

 

 

A Surdez das Empresas: Como ouvir a sociedade e evitar crises
Ano 2008
Editora Companhia Editora Nacional

Sinopse:

pag interna - surdez 

 

 

Uma década de Governança: História do IBGE, marcos da Governança e lições da experiência
Ano 2006
Editora Saraiva

Sinopse:

 

Reputação: A imagem para além da imagem
Ano 2006
Editora Aberje

Sinopse:

  

Antropofagia e Globalização
Ano 1999
Editora

Sinopse:

  

Balanço do Governo FHC – Capítulo da Indústria Ciência e Tecnologia e Energia Elétrica
Ano 1993
Editora

Sinopse:

 

Brasília a Capital do Século 21 / uma Biografia Poética
Ano 2000
Editora Três

Sinopse:

 

DANIEL KRIEGER: Um Liberal na República
Ano 1992
Editora do Senado Federal

Sinopse: