Media Training

O que é Media Training?

O Mídia Training, ou treinamento de mídia visa capacitar os participantes a serem porta-vozes de instituições ou causas, além de entender como estabelecer relações saudáveis e ter uma boa comunicação com a imprensa, e por consequência, com toda a sociedade.

Inspirado no conceito de Comunicação Total, o Media Training é a ferramenta estratégica que a sua empresa precisa para fortalecer sua imagem e atender às exigências da sociedade, como transparência nas relações e a comunicação segura.

Assim, formar porta-vozes, aprimorando seus posicionamentos e conteúdo das mensagens que querem transmitir é o objetivo deste curso avançado coordenado por Francisco Viana. O treinamento é construído conforme realidade dos participantes, sendo personalizado e focado nas áreas de atuação destes.

Projeto FV Comunicação: Programa de Cara com a Mídia

O Programa de Cara com a Mídia é desenvolvido para candidatos a cargos públicos pelo jornalista e comunicador Francisco Viana. Mais do que o bom relacionamento com os veículos de comunicação, o objetivo didático é, sobretudo, o entendimento da comunicação como elemento estratégico para consolidação da imagem-reputação-identidade.

Este patamar de credibilidade junto à mídia e, consequentemente, às mídias sociais e a sociedade, é trunfo inestimável na prevenção e gestão de crises. Ou seja, o treinamento não busca apenas ocupar espaços, mas ampliar e consolidar a confiança do candidato junto aos públicos de interesse.

Todo o nosso trabalho é feito sob medida, desenhado em função das demandas do candidato. No Jornalismo, como na Comunicação o interesse público é dominante. É o princípio e o fim das ações. Portanto, trabalhar para construir a Confiança exige “pertencimento”, isto é, compromisso com a informação, o contexto político e a verdade factual.

Não se trata de um espartilho do espírito criativo. Pelo contrário, incentiva a criatividade tendo como base os elementos chaves do relacionamento com a mídia, a saber: o que, quem, onde, como, quando, por quê e em que contexto os fatos acontecem. São elementos que podem ser controlados pelo candidato, desde que não caia em contradições e apresente fatos irrefutáveis.

Em síntese, o Programa de Cara com a Mídia deixa clara a seguinte mensagem chave: nos dias atuais é cada vez mais relevante que gestão e comunicação caminhem lado a lado, com saudável relação de vasos comunicantes. Sem comunicação, não existe gestão vitoriosa. E sem gestão vitoriosa, não existe comunicação de qualidade. Consequentemente, o candidato ao apresentar suas propostas precisa escudar-se em sua trajetória e em fatos que tenha ou possa concretizar.

“O conceito dominante é da comunicação como método de trabalho associado à gestão. Mais do que o guardião da imagem-reputação, o comunicador é o guardião do êxito do candidato às eleições. ”
Francisco Viana

Trata-se de um modelo didático que vem se aperfeiçoando ao longo dos anos, sempre buscando responder aos desafios da atualidade.

O treinamento “De cara com a Mídia” tem duração de oito horas e é realizado em um único dia. Dinâmico, prático e com rico conteúdo de cases verídicos, o curso pode ser realizado com turmas de 10 a 15 pessoas para um acompanhamento personalizado.

Com conteúdo teórico e prático, o curso oferece desde conceitos básicos até análise de estudos de caso relacionados aos temas, discussões e simulações entre os participantes.

O Programa possui quatro itens básicos: palestras, oficinas, treinamento de entrevistas e orientação para prevenção/gestão de crises. Em todas as ocasiões, haverá mensagens sobre o método de trabalho dos jornalistas.

No nosso treinamento, não há erros porque quando se erra é quando mais se acerta. É assim que construímos a arte da linguagem.

O treinamento para entrevistas é aplicável para as mais diversas mídias. O modelo básico é a Televisão, pois quem dá uma boa entrevista para a TV fala com qualquer veículo corretamente. Por isso, as entrevistas precisam ser gravadas e discutidas com os participantes.

Os participantes receberão papers e apostila com o conteúdo do treinamento. Temas dos papers: entrevistas para TV e mídia impressa, além das tendências da mídia brasileira. Ao final, Francisco Viana apresentará relatório destacando as potencialidades dos participantes e formulando novas sugestões.

Quais competências e habilidades podem ser desenvolvidas com o treinamento?

• Capacidade de prevenir e gerir crises de empresas;
• Construir pautas capazes de contribuir com a formação da opinião pública;
• Contribuir para a percepção positiva de marcas;
• Saber conduzir um entrevistado e orientar entrevistas em diferentes mídias;
• Conhecer as características dos meios de comunicação;
• Organizar o relacionamento de uma organização com a mídia;
• Conhecer as melhores ações para o bom relacionamento com a imprensa;
• Capacidade de ampliar o alcance das ações de uma corporação, de forma gratuita, por meio da mídia espontânea;
• Analisar criticamente noticiários;
• Elaborar e desenvolver planejamento estratégico e políticas de comunicação;
• Ter domínio em assessoramento de programas voltados para a mídia;
• Conhecer e desenvolver as diferentes responsabilidades e tarefas de um porta-voz;
• Contribuir para o êxito das Campanhas Políticas;
• Conhecer técnicas de improviso;
• Conhecer técnicas de redação sucinta e eficaz.
• Qual a metodologia utilizada? Qual o formato do treinamento?

Como faço para agendar uma data?

Contato

PLANO DE COMUNICAÇÃO
Técnica, novos tempos políticos e os desafios da comunicação hoje

Para criar uma boa comunicação com seus clientes, divulgar o seu negócio e até para manter o canal de comunicação com sua equipe sempre funcionando, é preciso planejamento, estratégia e conhecimento. A comunicação eficaz com os seus diferentes públicos é o segredo de muitas empresas que conseguem aumentar suas vendas, manter uma equipe concisa e os clientes satisfeitos.

Entender o que é um plano de comunicação, as diferenças do Plano e Política de Comunicação, quais são as características de um plano atual e eficaz e como construir um para diferentes organizações é o foco deste curso.

Ministrado por Francisco Viana.